Rádio Construtiva

(41) 991362182

PROGRAMAÇÃO Programa

Hora do Angelus

Apresentação: Padre Pedro Fuss

Hora do Angelus
IMPRIMIR

A Rádio Construtiva apresenta a Hora do Angelus na voz do saudoso Padre Pedro Fuss.

Quem foi Padre Pedro Fuss

A coluna Personalidade São-Joseense desta edição vai falar de um dos personagens religiosos mais emblemáticos da historia de São José dos Pinhais nas décadas de 1950, 60 e 70. Trata-se do padre Pedro Fuss.

Ele nasceu na Alemanha, na cidade Elversberg, a 4 de outubro de 1910. Quinto filho de Geoge e Anna Fuss, aos 14 anos decidiu entrar no seminário. Aos quase 28 anos foi ordenado padre (17/09/1938). Como pertencia a uma ordem missionária, a Congregação do Verbo Divino, seu apostolado deveria acontecer além fronteiras. A princípio, padre Pedro deveria ser enviado para Papua-Nova Guiné, mas em fevereiro de 1940 desembarcou no Brasil. Em 13 de maio de 1956 foi ordenado pároco da Igreja Matriz de São José dos Pinhais, hoje Catedral de São José.

De personalidade forte e ativa, mobilizou a comunidade católica são-joseense para aumentar a estrutura física da igreja local. Assim sendo, esteve à frente da construção da Sede das Associações Católica, localizada na Rua Izabel A Redentora, no Centro da Cidade. Ele incentivava os paroquianos a pagarem não o dízimo, mas o cêntimo, ou seja, a centésima parte do que um católico recebia, e entregá-lo à igreja. Com estas contribuições e com a doação de seus bens pessoais, e de doações vindas da Alemanha, construiu na década de 1970 a igreja São Cristóvão; logo em seguida, as igrejas Bom Jesus, São Pedro e Nossa Senhora do Monte Claro. É na paróquia São Cristóvão que padre Pedro Fuss decidiu assumir como pároco, deixando a Matriz de São José aos cuidados do padre João Milczewski.

Padre Pedro era uma pessoa que transcendia o âmbito religioso. Seu trabalho social com os mais pobres da comunidade são-joseense, seu dinamismo empreendedor e sua preocupação em também transmitir conhecimentos sociais, medicinais (ele era muito procurado para dar receitas à base de ervas medicinais, as quais ele ensinava como cultivar em casa) e até no meio político, apesar de nunca ter exercido algum cargo do gênero, fez com que ele recebesse, em 1964, o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais, proposto pelo vereador Elon Bonin. Seu nome também hoje intitula a Escola Municipal próximo à paróquia São Cristóvão.

Para muitos são-joseenses, e mesmo pessoas de outras cidades e estados, padre Pedro Fuss tinha um dom especial: o do exorcismo. Certa vez eu entrevistei um antigo paroquiano do padre, o diácono permanente Pedro Milhoretto, que relatava cenas em que ele acompanhou Fuss em um exorcismo. A narração lembra os estereótipos hollywoodianos de cenas de exorcismo, onde por meio da reza, água benta e crucifixo padre Pedro era referência na cidade sobre os cuidados da alma.

Padre Pedro Fuss até hoje é reconhecido como um homem que assumiu o dever de ser são-joseense no meio em que vivia. Conviveu mais de 29 anos na cidade. Até que o mesmo coração que ajudou o próximo, naquilo que ele acreditava como sacerdote e cidadão, parou de bater a 29 de junho de 1985.

Suas obras são até hoje lembradas por gerações e ele é sem dúvida uma Personalidade São-joseense.

Autor do texto: Antonio Francisco Bobrowec

Retirado do blog: Jornal Espaço Público