Rádio Construtiva

(41) 991362182

Valores e Esperança

Não reclame. Valorize o que você tem

Se olhar bem, você tem muito mais a agradecer

Não reclame. Valorize o que você tem
LewiZ | Pixabay
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Valorize o que você tem. Não reclame! Na maioria das vezes não estamos satisfeitos. Se obtemos algo, a satisfação é momentânea e em poucos dias ou meses já queremos mais. Há pessoas que ao saberem do lançamento de um novo modelo de smatphone ou computador, por exemplo, com tecnologias mais atuais, ficam inquietas até conseguirem comprar o novo dispositivo. E assim acontece com diferentes situações na nossa vida. Temos o péssimo hábito de não valorizar o  que temos, e só reclamar das coisas que não temos. 

A jornalista Maria José Fuenteálamo faz uma reflexão muito importante acerca deste assunto. Vamos acompanhar nas próximas linhas:

O dia em que terminei a faculdade foi um dos mais difíceis da minha vida. Eu tinha cumprido tudo, mas não sabia o que fazer. Tinha alcançado meu objetivo, mas não sabia como desfrutá-lo. Então eu não simplesmente não comemorei. Claro que me arrependo disso. E ainda me pergunto hoje, como foi possível?

 Muitos psicólogos explicam isso como a insatisfação por alcançar um objetivo: se você o tiver alcançado, já não tem mais valor. Precisamos do desafio seguinte, porque o que alcançamos já não nos satisfaz.

Nós só olhamos para o que não temos. Não valorizamos o que temos. Agora eu quero um carro melhor, um emprego onde receba mais; quero viajar mais a cada ano; quero uma casa melhor, um marido mais arrumado, mais bonito, um filho que tira notas melhores; quero parecer mais jovem…

A obsessão pelo que não temos nos cega para aquilo que já temos. Não apenas não vemos, mas subestimamos. E isso nos torna infelizes. E acabamos invejando quem tem mais.

A insatisfação constante, que coloca o foco no que não tenho, é tão problemática que só cria frustração. Você já parou para pensar no que você tem? Sua vida, sua família, seu trabalho, seja o que for, é muito positivo.

É claro que precisamos ter uma ambição natural de melhorar em todas as áreas da vida, mas também temos que melhorar nossa conformidade.

Estar feliz com o que você tem é positivo. É um dom. É por isso que comemorar é tão importante: a formatura, o aniversário, as grandes datas.

A sociedade nos leva a olhar atentamente para o que não temos. Claro, isso é a base da venda. É a base do consumismo: você ainda não tem tudo o que deseja.

Na psicologia, isso é conhecido como “viés negativo”, e nos leva a ficar obcecados com o que não temos. Eu não tenho o celular que gostaria, nem a bicicleta, nem o carro… e isso fica martelando na nossa cabeça.

Reclame menos (e valorize mais)

Pense nas suas conversas diárias: muitas vezes nos concentramos mais em reclamações. Estranhamente, parece que conversar sobre o bem e o positivo é algo presunçoso.

Mas fale sobre o quão bom é seu pai, seu filho, seu marido, sua esposa, em vez de reclamar deles. A propósito, é algo que fazemos quando crianças, certo? Quando se tira boas notas, é algo maravilhoso, não é?

Aplique isso a outros membros da família, a seus colegas de trabalho. Em vez de criticá-los, lembre-se de algo bom. Não se concentre na reclamação, em algo que um dia tal pessoa fez de errado.

Se é difícil, tente se colocar no lugar do outro: às vezes não entendemos certos comportamentos devido à falta de comunicação ou porque não paramos para refletir bem.

E depois, nessa mesma linha, pense no bem do seu trabalho, do sua casa, do seu jeans favorito…

E não seja tão perfeccionista

Oh, perfeição! Se existisse, não teríamos mais objetivos, certo? Essa perfeição que a publicidade vende não existe. Essa perfeição que as celebridades exibem nas redes sociais é ilusória.

O perfeccionista extremo vive na insatisfação absoluta.

Agora, no artigo abaixo, apresentamos as 6 características das pessoas felizes.

FONTE/CRÉDITOS: Maria José Fuenteálamo | Aleteia
Comentários:

Veja também