Rádio Construtiva

(41) 991362182
Padre Ivam Macieki

Padre Ivam Macieki

: : Apresentador : :

Dona Maria Borges Macieski e Seu Pedro Macieski (+ 02/04/20016), são pais de seis filhos, entre eles os gêmeos Ivam e Ivanor Macieski, ambos sacerdotes. Foram ordenados padres em Cocal do Sul - SC, no dia 09 de abril de 1994, com 24 anos de idade.

Confira uma pequena entrevista realizada com Padre Ivam Francisco Macieski

 

Como nasceu sua vocação sacerdotal?

Desde que me recordo, em minha infância sempre quis ser padre. Minha mãe havia ficado longos anos em um convento antes de se casar com meu pai. Ambos eram muito religiosos. Rezávamos o terço todos os dias lá em casa. Eu, particularmente, sempre fui muito sensível ao sofrimento das pessoas, procurava me colocar no lugar delas e ajudá-las a minimizar a dor. Fui coroinha desde pequeno e os freis capuchinhos visitavam nossa casa com frequência, pois éramos 6 irmãos pequenos, com a mãe cega e muito pobres. Eles se compadeciam muito de nossa situação.

Além da vocação, de ouvir e aceitar o chamado de Deus, o que mais é fundamental para a vida de sacerdote?

É desapegar-se de si próprio e confiar na vontade de Deus. Ele não falha nunca e não decepciona jamais quem Nele realmente confia. É preciso entregar-se por inteiro, sem reservas, sem medo e dedicar-se à oração e ao serviço. Renovamos nosso sim todos os dias e buscamos a felicidade na fidelidade a Deus, procurando agradar somente a Ele e cuidando muito do nosso ego e de nossa ganância. Procuro viver de verdade e com muita humildade minha missão, sem esperar nada em troca.

Qual a maior alegria em dar sua vida para servir a Deus?

A maior alegria vem do bem realizado com a graça de Deus. Deus tem feito maravilhas em minha vida e abençoado imensamente o trabalho de minhas mãos. Ver a fé do povo quando se administra os sacramentos, ver a confiança das pessoas quando abrem o coração a um sacerdote, ver a esperança nos desanimados e o consolo que os desesperados buscam nos homens de Deus. Somos diariamente testemunhas de como Deus age na vida das pessoas, de sua presença em tantas situações.

 

Qual seu maior sonho?

Meu maior sonho é ser fiel até o fim. Poder ser um padre cada vez melhor e mais feliz em meu ministério e ver bons jovens seguindo Jesus, para que dêem continuidade a esta missão. Sonho que a Igreja tenha sempre bons e santos sacerdotes.

 

Qual sua mensagem para os jovens que também sentem-se convidados à vida sacerdotal?

Que não tenham medo, que nunca desistam sem ter tentado. Vale a pena, é bom demais ser padre! A vida que temos hoje é uma vida fantástica, não nos falta nada e não temos nada. A Igreja nos dá tudo. Deus nos cuida de modo admirável. Que os jovens não se deixem levar pelas ilusões do dinheiro, da riqueza e do prazer. Isso é tudo passageiro e não realiza plenamente as pessoas. Seguir Jesus é muito gratificante.

 

Como é ter um irmão gêmeo que também é padre?

Deus me deu uma graça a mais, nasci em dose dupla, ou seja, sou gêmeo do Padre Ivanor. Fizemos uma caminhada juntos e fomos ordenados juntos. Ambos somos padres aqui na Diocese, onde trabalhamos lado a lado, realizando cada um a sua missão e procurando nos ajudar mutuamente. A graça é dobrada e o bem fica muito mais visível! O fato de sermos gêmeos nos dá o dobro de amigos e o dobro de alegrias. As pessoas nos confundem, porém, é sempre muito divertido e com isso nunca estou sozinho nesta caminhada: tenho sempre Deus à minha frente e meu irmão do meu lado.